segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Joguei e não recomendo: Crystal´s Pony Tale.




Pôneis malditos, pôneis malditos, venham com a gente jogar.... lá lá lá lá!!!




Você, leitor, que viveu a era dos 8 ou 16 bits dos games (no meu caso, as dos 16) deve lembrar que naqueles tempo era bem mais difícil ter acesso à novos jogos. Com isso, era muito comum que geralmente detonássemos os nossos games favoritos da coleção, várias e várias vezes. Até chegávamos a enjoar deles! Por vezes, rolava o empréstimo e a troca de fitas (ou cartuchos, como você queira falar). Ou então, apelávamos para aquela locadora do bairro. Mas quando nenhuma dessas alternativas estava disponível, o jeito era destrinchar aquele joguinho chato e enjoado na prateleira do quarto. E foi ai que tive que me contentar com Crystal´s Pony Tale, do saudoso Mega Drive.

Talvez eu nem devesse falar que não recomendo esse jogo, pois há um publico que com certeza iria gostar: Garotinhas de 7 anos de idade, ou então, fãs de Restart ou Justin Bieber. No caso de ser fã de algum desses artistas, você nem precisa ter 7 anos, tão pouco ser garota! Mas enfim... Minha prima, quando tinha 7 anos, já tinha gana de jogar Silent Hil e... Pô, isso não tem nada a ver com o texto, então vamos para próximo parágrafo!


Crystal´s Pony Tale é um game de aventura com um objetivo muito simples: O pônei rosa (que deve se chamar Pê Lanza) precisa resgatar seus outros amiguinhos pôneis coloridos (os quais eu desconfio serem os demais membros da banda Restart) e ir para um castelinho rosa da princesa Barbie, tocar suas musiquinhas fofas! Aiiiinnnnn, que LINDU *__* !!!!!!  Brincadeiras a parte, de fato, no enredo você controla um pônei rosa que deve salvar seus amigos pôneis, amaldiçoados por uma bruxa e aprisionados. E sim, ao fim do game tudo termina numa festa em um castelo, mas sem a presença do Restart, é claro!


Festinha fofa dos pôneis! *-*

Por ser um jogo totalmente infantil, o pequeno pônei não ataca, nem mata os adversários, alias, nem mesmo há adversários no game. Uma vez no controle do simpático animal, o jogador começa a busca pelos seus amigos. O game não se divide por fases, embora pareça haver uma divisão de uma para outra. O desenvolvimento lembra mais um Metroid, podendo ir e vir quando for necessário, pois Crystal´s Pony é essencialmente um game de exploração.

É necessário dar o braço a torcer, o game tem idéias excelentes e induzem o jogador a raciocinar constantemente. Os pôneis estão espalhados pelos cenários do game, cada um preso em um local diferente. A sacada aqui é explorar as fases em buscas de itens, alguns servem para dar a outros personagens. Com outros itens, você resolve problemas bem simples, mas que por vezes, ficam camuflados e exigem um pouco da atenção do jogador.

O jogo tem uma ideia bem bolada, é verdade. Mas a execução é péssima. Para começar, nosso amiguinho cor de rosa não é nada veloz. A jogabilidade é péssima, o pônei costuma cair em vários saltos. A interação com o cenário também é um problema grave, pois nem sempre o animalzinho fofo vai responder ao comando, mesmo que o balãozinho de ação esteja aparecendo na tela. Na parte gráfica, temos um jogo extremamente colorido, e convenhamos, foi bem feito. Mas o conceito não agrada a jogadores mais maduros, algumas crianças com certeza vão se sentir envergonhadas em jogar algo assim. Acho que Crystal´s Pony Tale é mesmo indicado para garotas.

Crystal´s Pony Tale usa bons gráficos e tem boas ideias. Mas o conceito e a execução são o suficiente para dar náuseas em qualquer jogador, mesmo nos casuais. Mas fica a sugestão de um excelente presente para as fãs de Restart ou Justin Bieber darem a seus ídolos. Tenho certeza que eles irão A-D-O-R-A-R!




































Escrito por: Lipe Vasconcelos. 




2 comentários:

  1. Aposto que você amou esse jogo. nada mais másculo que pôneis bebendo chá. É por essas e outras que a máxima"jogos bonitos nem sempre são bons" faz sentido

    ResponderExcluir
  2. Aiiih qui fofuuu *-*
    Lembrei agora daquele joguinho do barney no mega drive, só que sem os elementos de pedofilia!!! rsrsrsrs
    http://www.comunidademegadrive.com.br/2011/wp-content/uploads/2013/01/barney-abraca-criancinha-600x420.png

    ResponderExcluir